Armazenamento de papéis – Papéis na papelaria personalizada – Parte 11

Um guia completo sobre os papéis utilizados na papelaria personalizada

Para finalizar a série sobre os papéis utilizados na papelaria personalizada, hoje, vou falar sobre o armazenamento de papéis.

Se você não viu os outros posts da série sobre os papéis utilizados na papelaria personalizada, vou deixar o link a seguir para você.

Você pode se interessar por

Armazenamento de papéis

Frequentemente vejo pessoas reclamando que a impressora não puxa o papel, que a imagem sai com listras etc. Você sabia que isso pode estar relacionado ao modo de armazenamento dos papéis?

Isso porque algumas características do papel, como, gramatura, rigidez e espessura, podem ser afetadas nas flutuações de umidade e temperatura ambiente.

Por exemplo, você está trabalhando com o ar condicionado ligado que remove a umidade do ar. Se você deixar a embalagem do papel aberta, ele pode apresentar listras e manchas na impressão.

O calor evapora a umidade do papel e isso pode fazer com que a impressora puxe várias folhas aos mesmo tempo.

O tempo úmido adiciona umidade no ar e pode fazer com que o papel distorça e atole na impressora.

Com isso, é possível concluir que o papel é um material delicado que uma vez danificado, não tem recuperação.

Mesmo uma exposição pequena, como um respingo de água, pode provocar um grande e irreversível dano. Por isso, sempre mantenha seu papel na embalagem original. Ela foi feita para proteger o papel da umidade e de outros fatores que possam alterar suas características.

Para evitar problemas e perdas de papel, você deve:

  • Armazenar o papel em ambiente seco, afastado de calor ou frio extremo (a temperatura ideal é entre 20 °C e 24 °C, e a umidade relativa do ar entre 45% e 55%).
  • Descansar o papel novo em uma superfície plana (por exemplo, em um armário ou prateleira) acima do nível do piso. Não armazenar o papel em superfícies irregulares, como a parte de cima da impressora ou a borda de uma mesa.
  • Se possível, deixar o papel na embalagem original até o momento de utilizá-lo; caso contrário, reembalar os pacotes de papel parcialmente usados.

Tomando esses cuidados, suas folhas ainda parecerão novas meses após o pacote ter sido aberto.

armazenamento de papel
Temperatura e umidade para armazenamento de papéis

Espero que vocês tenham gostado dessa série de posts sobre os papéis usados na papelaria personalizada!