Publicado em

Gramatura dos papéis – Papéis na papelaria personalizada – Parte 3

gramatura dos papeis

Um guia completo sobre os papéis utilizados na papelaria personalizada

Continuando a série sobre os papéis utilizados na papelaria personalizada, hoje, vou falar sobre a gramatura dos papéis.

Se você não viu a Parte 1 (Papéis na papelaria personalizada – Guia completo – Papel) e a Parte 2 (Formatos dos Papéis), vou deixar o link a seguir.

Gramatura dos papéis

Gramatura é a medida da massa do papel por sua área. Ela é expressa em gramas por metro quadrado (g/m²).

A gramatura do papel é normalizada na norma ISO 536 (adotada no Brasil como ABNT NBR NM ISO 536 – Papel e cartão – Determinação da gramatura).

Normalmente, quanto maior for a gramatura do papel, mais grosso ele será.

Aqui, acho que vale a pena ressaltar que a gramatura é um fator importante nos custos do produto, pois na entrega ao cliente, o peso final do produto influencia seu valor, principalmente o produto enviado pelos Correios, que cobra o frete pelo peso.

É importante ficar atento para não confundir a gramatura do papel com sua espessura (ver Figura a seguir).

Gramatura dos papéis - Papéis na papelaria personalizada - Parte 3
Figura – Gramatura dos papéis x Espessura

A espessura é uma medida de distância entre as faces (lados) do papel. Por exemplo, se pegarmos dois papéis com a mesma gramatura, a espessura deles pode variar.

Essa variação acontece, pois, a espessura do papel depende da compactação das suas fibras, o que muda de acordo com a marca do papel.

Você pode se interessar por

Além disso, é importante notar que a maleabilidade do papel pode mudar de acordo com seu tamanho. Portanto, isto pode causar a falsa sensação de que o papel é mais duro ou mais fino que o normal.

Você deve estar se perguntando, na hora de comprar o papel, como identifico qual a sua gramatura?

Quando vamos comprar papel, geralmente, as lojas nos informam medidas como 90 g, 120 g, 180 g etc.

Lembra que eu disse que a gramatura é a quantidade de massa do papel por metro quadrado (g/m²)?

Para entendermos melhor, vamos pensar em um papel com gramatura de 180 g/m². Isso significa que 1 m² (1 m x 1 m) desse papel tem massa igual a 180 g. Logo, podemos concluir que, quanto maior o número da gramatura, mais pesado será o papel.

As principais gramaturas de papel disponíveis são: 30 g, 63 g, 75 g, 90 g, 120 g, 180 g, 200 g, 220 g, 240 g. Essa lista não é fechada, pois podem existir papéis com outras gramaturas.

Mais uma dica para você sobre a importância da gramatura dos papéis na papelaria personalizada: se você for fazer produtos com impressão, antes de comprar os papéis, verifique a gramatura que sua impressora imprime.

Isso, porque a maioria das impressoras utilizadas na papelaria personalizada não puxa (ou tem dificuldade de puxar) papéis acima de 200g.

Não perca o próximo post

No próximo post começarei a falar sobre os tipos de papéis e o primeiro será o papel offset. Não perca, ele será publicado no dia 29/01/2021.